Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Barbacenia paranaensis L.B.Sm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre nos limites dos Estados do Paraná e São Paulo, próximo à cidade de Itararé, e tem registrada uma única coleta no Rio Grande do Sul. Sua AOO é de 20 km². Planta rara que ocupa área (AOO) de 20 km². Sujeita a três situações de ameaça, é encontrada em remanescentes de Cerrado em Campos Gerais. A qualidade do hábitat vem sendo degradada há décadas, por queimadas, pastoreio, plantio de espécies arbóreas exóticas, mineração, agricultura e pecuária intensivas. Não há registro da espécie em unidade de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Barbacenia paranaensis L.B.Sm.;

Família: Velloziaceae

Sinônimos:

  • > Aylthonia paranaensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Paraná (MelloSilva, 2012). Planta rara, é a espécie com a distribuição mais austral no gênero (Mello-Silva, 2009). Encontrada em remanescentes de Cerrado em Campos Gerais, Paraná (Ritter et al., 2010).

Ameaças

1.1.2 Wood plantation
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A qualidade do habitat tem sido degradada há décadas e nos últimos 20 anos uma significativa mudança de uso da terra na porção sul de Itararé, com substituição da pecuária extensiva pelo florestamento com eucalipto, com áreas de campo ainda preservadas em 18% da região (Scaramuzza, 2006).

1.1.2 Wood plantation
Severidade high
Detalhes A rápida expansão da agricultura deflorestamento configura uma ameaça à preservação do patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná (Meloet al., 2004)

1.1.1 Crop
Severidade high
Detalhes O uso de práticas agrícolas predatóriasconstituem séria ameaça à preservação do patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná (Meloet al., 2004)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Listavermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- MELLO-SILVA, R. Velloziaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015099>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- SCARAMUZZA, C. A. DE M. Flora e ecologia dos Flora e ecologia dos campos de Itararé, São Paulo, Brasil, São Paulo, SP, Universidade de São Paulo, 2006.

- MELO, M. S. ET AL. O Patrimônio Natural dos Campos Gerais e o Desenvolvimento Sustentável - Perspectivas, Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná, p.221-227, 2004.

- MELLO-SILVA, R. Velloziaceae. In: GIULIETTI, A. M. ET AL. Catálogo de Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte, MG: Conservação Internacional, p.392-398, 2009.

- RITTER, L. M. O.; RIBEIRO, M. C.; MORO, R. S. Composição Florística E Fitofisionomia De Remanescentes Disjuntos De Cerrado Nos Campos Gerais, PR, Brasil ? Limite Austral Do Bioma. Biona Neotropica, v. 10, n. 3, p. 379-414, 2010.

Como citar

CNCFlora. Barbacenia paranaensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Barbacenia paranaensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 15:22:51